Sumário
Use os botões abaixo para ir às seções e o “voltar” do seu navegador para retornar aqui.
Leve a arqueologia para a grade curricular dos seus alunos!
A arqueologia pode ser uma ferramenta poderosa para despertar a curiosidade e estimular o pensamento crítico porque aproxima os alunos do patrimônio cultural de maneira lúdica e envolvente.
Esse efeito é ainda mais poderoso quando o resgate da história se passa no território no qual eles vivem.

Foto da arqueóloga Marina Gomide dando o curso para professores sobre como aplicar arqueologia em sala de aula.

Não há materiais didáticos que abordem a arqueologia especificamente no contexto local.
O que temos são generalizações amplas da história pela perspectiva eurocêntrica: uma que ignora a existência e a contribuição dos povos originários para a formação da sociedade que chamamos hoje de Brasil.
É para sanar essa falta que o minicurso Arqueologia em Sala de Aula visa aproximar o patrimônio arqueológico regional dos alunos — o trazendo para dentro da sala de aula.

Material didático produzido pelo Parque Pedra do Sol sobre a arqueologia de Jaboticatubas – MG.

Duração e formato do curso
O minicurso Arqueologia em Sala de Aula foi desenvolvido pela arqueóloga e educadora Marina Gomide ao longo de cinco anos, ensinando em salas de aula e em oficinas de Educação Patrimonial por diversas escolas de Minas Gerais.
A partir desse trabalho, o curso foi projetado para capacitar professores que desejam integrar o estudo da arqueologia regional ao currículo escolar de maneira prática, acessível, e alinhada às realidades locais.
Carga horária:
3 a 4 horas.
Modalidades:
Presencial na escola;
Presencial no Parque Pedra do Sol;
Online pela internet.
O que você aprenderá no minicurso de arqueologia para professores?
🏺
Como adaptar a linguagem acadêmica da arqueologia para a sala de aula de forma envolvente;
🗺
Métodos para conectar a arqueologia ao contexto imediato da escola, da região e da comunidade;
📜
Métodos de transposição didática para tornar os contextos arqueológicos aplicáveis ao currículo;
🔍
Além de estratégias para instigar a curiosidade com exemplos próximos à realidade geográfica dos alunos.
Para quem é o curso Arqueologia em Sala de Aula?
O curso Arqueologia em Sala de Aula é voltado para professores do ensino fundamental e médio que desejam diversificar as abordagens pedagógicas.
Essa diversificação acontece ao enriquecer as aulas com o contexto das pesquisas dos sítios arqueológicos imediatos à região escolar ou municipal.
A arqueologia é uma ciência multidisciplinar que oferece inúmeras potencialidades de trabalho em sala de aula, com aportes teóricos e metodológicos disponíveis para serem explorados em basicamente todas as matérias das humanidades e ciências da natureza, ou até como exemplos práticos para as ciências exatas.
O minicurso foi elaborado para capacitar professores a desenvolverem planos de aula alinhados às especificidades das disciplinas que ensinam em junção com a realidade escolar.
A proposta é estimular a criação de atividades que promovam a investigação, o pensamento crítico e a valorização do patrimônio arqueológico local, incentivando alunos a se conectarem de forma ativa com a história e a cultura da própria região.

Imagem usada na apresentação do curso Arqueologia em Sala de Aula explicando o que é patrimônio cultural.

Por que participar?
Participar do curso Arqueologia em Sala de Aula é uma oportunidade de enriquecer as práticas pedagógicas através de discussões sobre diferentes contextos culturais e históricos oferecidos pela arqueologia.
As atividades despertam a curiosidade científica, fortalecem a consciência ambiental e promovem o respeito à diversidade cultural.
A maioria dos sítios arqueológicos no Brasil sofre com o descaso e as depredações. Partimos do pressuposto de uma educação como preservação onde os alunos possam se tornar agentes ativos na valorização do patrimônio cultural e ambiental das regiões nas quais vivem.
Inscreva-se para aprender como levar a arqueologia para a sala de aula de um jeito inesquecível!